Ibiaçu Empreendimentos

Meio Ambiente

menor

A palavra sustentabilidade e o conceito de desenvolvimento sustentável nunca foram tão 

mencionados quanto nos dias atuais. A essência desses termos está relacionada com apenas quatro palavras em inglês “Enough for everyone, forever”, que significa  “O suficiente para todos e para sempre”.

Dessa forma, a sustentabilidade está diretamente relacionada ao desenvolvimentosustentável, que visa o sucesso econômico sem agredir o meio ambiente, usando os recursos naturais sem excesso para que eles se mantenham no futuro. Ou seja, “o desenvolvimento sustentável satisfaz as necessidades do presente, sem comprometer a capacidade das gerações  futuras, de poderem também satisfazer as suas.”

Um dos valores do desenvolvimento sustentável é o da ‘Responsabilidade Socioambiental’, a preocupação com o meio ambiente e a sociedade inserida nesse contexto. Para nós da Ibiaçu, a Responsabilidade Socioambiental não pode ser considerada uma tendência ou modismo, ela se consolida a cada dia como um princípio essencial para um futuro melhor.

Dessa forma, em meados de 2010, juntamente com outras empresas, iniciamos um Instituto, responsável por essas questões no interior e entorno de nossa empresa e nos empreendimentos imobiliários.

Resultando no “Abaré Socioambiental”, uma associação sem fins lucrativos que visa divulgar e promover a conscientização socioambiental nos municípios em que atuam os associados, visando estimular práticas de desenvolvimento sustentável, realizando e estabelecendo parcerias para realização de projetos.

Atualmente, o Abaré possui cinco programas envolvendo a área social e ambiental. O Programa “Abaré Sustentável” que envolve todos os projetos relacionados à preservação do meio ambiente; o “Abaré em ação” que oferece um dia de serviços gratuitos a comunidade; o Programa “Conheça” que visa abrir as portas das empresas associadas, levando conhecimento sobre a área de construção de loteamentos imobiliários, mineração de areia e pedra britada; o “Abaré para todos” que abrange todos os projetos com cunho social e o “Abaré ensina” relacionado às atividades voltadas à absorção de conhecimento.

Maria Flávia Casali
Coordenadora de Projetos Socioambientais